"Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), em São Paulo, como regra geral, é possível dizer que quem consome um único chope ou uma única taça de vinho (ou, no caso de bebidas destiladas, meia dose de uísque) deve esperar entre uma hora e meia e duas horas antes de poder assumir o volante com tranqüilidade. No entanto, a variabilidade entre as pessoas é tão grande que esse tempo pode dobrar, mesmo quando doses idênticas são consumidas (confira o infográfico acima para uma estimativa, envolvendo esses intervalos de confiança e englobando até três doses)."
(OBS.: A gente não esperou nem duas horas)
(OBS2: Segundo o infográfico da matéria, ao beber dois chops é preciso esperar entre 3h30 e 7h. Mas ao beber três doses de destilado (uisque, vodka ou pinga) bastam de 3 a 6 horas! tem cabimento isso?)
Margens de Tolerância:
0,1 mg/L de ar expelido dos pulmões: multa de R$957,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses
0,3 mg/L de ar expelido dos pulmões em diante: detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL633563-5603,00.html
Minha conclusão particular:
R$957,70 equivalem a 136 caipirinhas no karaokê, 191 chops no veloso, 212 garrafas de pinga Velho Barreiro, 24 garrafas de tequila na rua augusta ou 60 garrafas de rum no supermercado.
Mas por favor - por favor - vamos esperar o metrô abrir.
Gigi diz: com certeza, era só o que me faltava, eu que nunca bebo e ainda bebo NADA!!! E sou parada na blitz do etilômetro? Pxa eu precisava de UMA long neck pra canatr no videokê. E foi UMA... mesmo, ainda bem.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário